10 de maio de 2012

Exploiting Chaos: 150 Ways to Spark Innovation During Times of Change

Neste livro, é referido pelo autor que, tempos de incerteza e de mudança podem ser grandes oportunidades para inovar e crescer. Algumas das maiores empresas do mundo, como a Hewlett-Packard, Disney e Microsoft, nasceram em períodos de recessão económica.

Jeremy Gutsche aborda como as empresas podem ganhar uma vantagem competitiva através da criatividade e da inovação, conseguindo sobreviver em qualquer clima económico.

Apesar da crise, as pessoas continuam a comprar, são mais cautelosas sobre o que precisam e na maneira como escolhem, o que, segundo Gutsche, abre novas oportunidades às empresas, que deverão apostar em novas necessidades do mercado através da inovação. Por isso, “é necessário responder às novas necessidades dos consumidores”, explica.

Gutsche defende que para se comunicar no meio do caos é necessário fazer aquilo que chama de comunicação cultural. “Uma comunicação cultural é muito difícil, tem que se conhecer muito bem os clientes, observar os consumidores”, salienta. Esse processo passa por “interagir com eles, ver as suas escolhas e observar como as utilizam. E sem o caos nada disso seria possível, não haveria reinvenção”, afirma o autor, concluindo com uma ideia bem simples: “O marketing tem de ser simples, irresistível e apetecível para um grupo de pessoas”. Mas deixa um alerta: “se tratar o seu produto como mediano é o que ele será. O ideal é tornar-se numa marca cultural”.

Ficha Técnica (edição Norte Americana)
Título: Exploiting Chaos: 150 Ways to Spark Innovation During Times of Change
Edição: Setembro 2009
Editora: Penguin Group (USA) Incorporated




Ficha Técnica (edição Brasileira)
Título: Criação e Inovação no Caos: 150 Maneiras Criativas de Pensar e Agir em Tempos de Incertezas e Oportunidades
Edição: 2010
Editora: Campus Elsevier

http://www.exploitingchaos.com/

Sem comentários: