8 de maio de 2009

Avaliação da Segurança Infantil em Portugal


O Alto Comissariado da Saúde, a Direcção-Geral da Saúde e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) apresentaram, no dia 6 de Maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a Estratégia para a Prevenção dos Acidentes em Portugal.

À semelhança do que sucedeu em mais de 20 países da Europa, foram também apresentados, o Perfil e Relatório de Avaliação da Segurança Infantil em Portugal 2009, elaborados pela Aliança Europeia de Segurança Infantil.

Este Relatório de Avaliação faz um resumo da actuação de Portugal no que diz respeito ao nível de segurança que as políticas nacionais conferem aos cidadãos mais novos e mais vulneráveis. Baseia-se na análise da existência de políticas consideradas boas práticas comprovadas, na área da segurança infantil, em Portugal (até Julho 2008).

Foi também apresentado o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes pela Direcção-Geral da Saúde e feito o ponto de situação da evolução do Plano de Acção de Segurança Infantil. A coordenação oficial esteve a cargo do Alto Comissariado da Saúde (ACS), enquanto a coordenação técnica coube à APSI.

Nesta sessão, foi também ser oficialmente lançada a campanha de segurança infantil da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef “Mantenha as Crianças em Segurança”, adaptada para Portugal pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) em parceria com o Alto Comissariado da Saúde. A campanha será divulgada em outdoors e rádio e através da distribuição de cartazes.

Fonte: Portal da Saúde











Vídeos: Associação para a Promoção da Segurança Infantil

Sem comentários: